Toca Raúl....

Quantos e quantas pessoas trabalham com música em bares e casas noturnas ...?

quantas dessas pessoas fizeram aula de canto ?

Muitos garotos aprendem a tocar violão e já se vêem aptos a se aventurarem pelos bares da vida tocando para suas platéias. Alguns deles sem nenhuma melodia na voz, cantam no palco como cantariam no chuveiro, a diferença é que no chuveiro recebemos retorno da voz, então a probabilidade de não desafinar é maior.

Mas muita gente não entende o que é desafinar, não sabe nem o que é nota, ou tom e afina a garganta para soltar o grito.
Acho extremamente irritante gente que canta gritando, ou grita cantando, ou algumas moças que afinam a voz mesmo quando a música é grave.

Grave ...

Em um luau, uma rodinha de violão, todo mundo feliz e cantando até rola um desconto, agora se apresentar pras pessoas que saem de casa para ouvirem música ao vivo é grave ...

Bandas de rock ? gritos de todos os gêneros ... !

Não desmereço o pensamento do Milton Nascimento em um trecho de sua música que diz:
"foi nos bailes da vida, num bar ou em troca de pão, que muita gente boa pois os pés na profissão, de tocar um instrumento ou de cantar, não se importanto se quem pagou quis ouvir, foi assim"

Conheço muita gente que é assim, canta por dom, e mesmo sem aula nenhuma se aprimora em seus ouvidos e conseguem fazer a melodia ficar completamente agradável e atraente para o público entendedor.

Eu valorizo algumas pessoas que tocam na noite, que compõem, e que esforçam-se para divulgar sua música.

Mas pra garotada que acha que pode tocar violão e sair cantando de qualquer jeito pelas noites eu com certeza quando os encontro grito bem alto:

- Toca Rauuuuuuul !!!!
( Músico que é musico entende o que eu quis dizer)


0 comentários: