Se enlouquecer não se apaixone; (“It’s Kind of a Funny Story”)

Adolescência, época de transição entre a infância para a idade adulta, cheia de conflitos existenciais, dúvidas, sonhos, fantasias...
Acredito que a etapa mais difícil em pensar em ser adulto, é sobre o caminho que iremos tomar,  chega a hora então que a frase engraçadinha que ouvimos na infância, torna-se uma temida e confusa realidade e nem sempre a resposta que teremos será motivo de gracejos dos pais como era na infância cheia de fantasias.

 O que você vai ser quando crescer ?

Essa pergunta agora faz parte da realidade e a escolha é o que define como será seu futuro.
Escolhas extremas, 
na puberdade tudo está enconstado ao extremismo ...

O rumo a seguir é aquele que irá agradar e realizar o sonho dos meus pais, ou vou ser tudo aquilo que quero ser ?
O mundo adulto é fascinante aos seus olhos cheios de vontades e possibilidades, época da ilusória liberdade, mas ao mesmo tempo assustador ao pensar em toda dificuldade que existe em toda responsabilidade madura de manter a tão liberdade sonhada.

Se enlouquecer não se apaixone;
(“It’s Kind of a Funny Story”)

Apesar da péssima tradução para o título, o filme é excelente e trata exatamente da pressão de ser um adolescente confuso na escolha entre agradar a expectativa dos pais ou seguir os próprios sonhos.
Com uma linguagem jovem, um enredo engraçado, mas não é nem de longe uma comédia, alguns momentos arranca sorrisos emocionados, tem uma pitada de romance, mas trata-se de um drama muito bem bolado e não desvia nossa atenção do assunto principal com superficialidades.
Nem de longe é um filme de comédia. Tem suas tiradas engraçadas e em alguns momentos te arranca sorrisos emocionados sim, mas é um drama muito bem bolado.

Trata-se de Craig (interpretado por Keir Gilchrist, que também interpreta o filho da Toni Collette em United States of Tara) um jovem de 16 anos que não consegue lidar com a pressão da adolescência, com a ausência dos pais, a cobrança na escolha da faculdade, sua reputação com os amigos, seu amor platônico por uma garota da escola que preferiu namorar “seu melhor amigo”
Depois de tentar se matar e não conseguir, ele procura uma clínica e insiste que seu caso não tem solução a não ser um tratamento psiquiátrico.
O médico então assina sua internação por cinco dias.  

Craig apesar da pouca idade é um personagem frágil e brilhante, seus maiores medos é ser rejeitado, excluído, ou se tornar um perdedor.
Tenta preencher as expectativas dos pais em todos os momentos, o que consome todo seu tempo e de certa forma o torna um jovem sem iniciativa, sozinho e completamente infeliz.
A maneira como ilustram os sentimentos de felicidade/frustração do personagem é realmente tocante, todas as fases psicológicas – negação, fúria, negociação, depressão e aceitação são muito bem interpretadas, não só por Craig, mas por todos os outros personagens.

A história é crescente, o que ele aprende e vivencia é  emocionante, enxergar a realidade do mundo, os problemas alheios, cada um com sua proporção de dificuldade , praticamente como uma escola da vida real, ele se relaciona e cria laços de amizade, iniciando até mesmo um leve romance com Noelle, personagem interpretada por  Emma Roberts, rebelde e misteriosa com depressão e algumas limitações psicológicas.
Mesmo a história se passando em um hospital na ala psiquiátrica, o filme traz uma visão positiva e uma lição de vida para Craig e para todos os espectadores da trama. O tratamento dado aos pacientes, o contato com loucura, a esquizofrenia e a depressão, as oportunidades que tem de se entender e se tratar naquele ambiente. Como cada um demonstra nobreza em meio à doença, algo realmente inspirador.

Outro personagem fundamental da trama é Bob, interpretado por Zach Galifianakis, (o divertido e fanfarrão Alan do filme “Se Beber Não Case”), que também é paciente, tornando-se a principal companhia de Craig, e como um mentor ensina o garoto maneiras de lidar com as preocupações e os problemas da vida adulta. Toda a atmosfera em torno de Bobby se torna triste por motivos explicados ao longo do filme, e Craig também exerce um papel sutil, mas ao mesmo tempo fundamental para o tratamento e a vida de Bob.

A mensagem é muito sensível sobre descobertas e prioridades, como tomar decisões e fazer escolhas, a relação com as pessoas e a dimensão que damos aos nossos problemas, é um filme que vale a pena ser assistido e analisado.

Afinal, atire a primeira pedra quem nunca teve uma crise existencial na adolescência!!! rsrsrs

5 comentários:

Unknown disse...

Gostei do blog, muito bom mesmo, as postagens são bem interessantes...
Siga tbm o meu, dê um curtir na lateral do blog

http://temtudomega.blogspot.com

Juliana Sant' Anna disse...

Gostei do blog muito interessante
parabéns!!

Bom já estou seguindo segue de volta!!

Meu Blog: http://imaginationofgirls1.blogspot.com.br/
Minha Fan page: https://www.facebook.com/pages/Imagination-Of-Girls/115334415288867
Meu twitter: https://twitter.com/imagofgirl

BlockchainHelp disse...

GET INSTANT SUPPORT ON ANY ITBIT PRODUCT
Do you need support from the professionals to fix your Itbit errors? Itbit errors are always time-consuming and troubling. In order to attain the best solutions, you can dial Itbit customer support number 1800-665-6722 and attain the felicitous solutions and remedies from the bunch of individuals who have years of experience and can handle all types of queries in a best way. They are always there to support you, whenever you are in trouble.
contact itbit customer support
itbit customer support telegram
itbit customer support reddit
itbit exchange customer support
itbit customer support phone
itbit customer support email
itbit customer support usa
itbit customer support chat
customer support itbit
how to contact itbit customer support

harry disse...


Thanks for sharing this quality information with us. I really enjoyed reading.
Woodworking Tools best tools WOOD WORKERS

harry disse...


thanks for posting this blAdvice for Sports Sports
og. its really very helpful for us.